postado: 28/03/2014
Compartilhe:
Autismo é um transtorno global do desenvolvimento. É marcado por três características fundamentais:
- Inabilidade para interagir socialmente;
- Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
- Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O jogador do Confiança Josivan e sua esposa Camila, sabem bem o que representa ter um filho autista. Eles identificaram o autismo do Luis Neto, de quatro anos, há cerca de dois anos, e desde então, todos os recursos possíveis são direcionados para o bem estar do garoto.
O Autismo afeta uma a cada 100 crianças brasileiras, e ainda é um mistério para muitas pessoas. Além de enfrentar o desafio de proporcionar bem estar e qualidade de vida para a criança autista - que muitas vezes vive em um mundo só seu -, os pais e a família precisam enfrentar o preconceito de quem, muitas vezes, não sabe o que é o autismo.
No próximo dia 2 de abril, quarta-feira, o mundo ficará azul em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Confiança estará ainda mais azul. Serão realizadas duas ações para as quais o clube conta com o apoio dos torcedores.
Amanhã, durante o clássico contra o Itabaiana, serão distribuídas praguinhas chamando a atenção para a data. Na quarta-feira, as crianças e adolescentes atendidos pela Associação de Amigos do Autista em Sergipe - AMAS -, visitarão o Estádio Sabino Ribeiro a partir das 14h30. Eles terão um momento de lazer com os jogadores e, pela primeira vez, estarão em um gramado.
"Será um momento muito importante para minha família, porque sabemos o quanto é importante divulgar e fazer com que as pessoas saibam o que é, para com o conhecimento, superarmos o preconceito", afirma Josivan.
"Meu filho é maravilhoso. Uma criança linda, que reage bem aos estímulos da escola e das atividades multidisciplinares", enfatiza Camila.