ELENCO DO CONFIANÇA MARCA PRESENÇA EM PALESTRA

16/06/2015 postado: 16/06/2015

  • Compartilhe:

Interessados, jogadores estavam atentos ás informações passadas

Interessados, jogadores estavam atentos ás informações passadas

Jogadores e membros da comissão técnica do Confiança participaram uma palestra sobre Doping no Futebol, na noite da última segunda-feira (15), no auditótio da Somese. O elenco do Estanciano foi convidado pela diretoria do Dragão a participar da conferência, mas não compareceu.

Além do elenco do Gigante Proletário, também estiveram presentes profissionais da medicina esportiva, José Aderval Aragão e Emmanoel Aragão Sampaio, respectivos médico e fisioterapeuta do clube, e o diretor da Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, o médico Jinmy Henry Ricaldi Rocha.

“Os assuntos discutidos aqui são de extrema importância para todos os envolvidos com o futebol, sobfretudo para os jogadores, pois são eles os maiores prejudicados nessas situações de dopping”, disse José Aderval Aragão, médico do Confiança.

A palestra foi ministrada pelo presidente da Comissão Nacional de Doping da CBF, o médico Fernando Solera, que em tom de bate papo explicou aos jogadores como se prevenir das situações involuntárias de doping.

O médico ainda falou dos aspectos legais e jurídicos implicados na questão, e sobre algumas das specificações da Fifa sobre o tema, sobre o qual a tolerância da entidade é zero, visto que a pena mínima prevista para um atleta flagrado em situação de doping é de 4 anos de afastamento dos gramados.

“A palestra de hoje tem o caráter informativo e preventivo, e faz parte de um programa conjunto, chamado Programa de Educação aos Jogadores, promovido pela CBF em parceiria com a Fifa. Essas palestras estão sendo ministradas a todos os clubes de futebol do Brasil, da séria A, à série D”, informou Solera.

O médico, que já rodou o país conversando com atletas de vários clubes, ressaltou a importância dessa iniciativa. “Esse ano, eu já apresentei essa palestra em mais de 40 clubes de futebol, e percebemos essa necessidade depois de fazermos um levantamento que constatou que muitos casos de doping ocorrem de forma involuntária. O intuito é ensinar os jogadores a adotarem certos cuidados, e a evitarem situações que podem os colocar em uma arapuca”, afirmou o palestrante.

O goleiro Everson, capitão do Dragão, aprovou a iniciativa da CBF e do Confiança, ressaltando a importância de se preparar os atletas para o esporte e para a vida. “É de suma importância que os jogadores conheçam bem essas questões, até mesmo porque o atleta é o unico prejudicado por usar essas substâncias, muitas vezes por desinformação”, disse o paredão azulino